-
Arquitetos: Fox Johnston
- Ano: 2012
-
Fotografias:Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta série de três edifícios faz parte do plano do do Condado de Rockdale de revitalizar a orla do Parque Cook em Sydney. A nossa missão consistia em criar três blocos: dois novos edifícios e reformar um terceiro bloco existente e mal projetado nos anos sessenta, formando uma série rítmica progredindo ao longo da orla. Os principais objetivos do Condado de Rockdale são: revitalizar fundamentalmente a área, fornecer edifícios seguros à comunidade e dar a área uma identidade visual distinta. Vimos isso como uma oportunidade para inverter o estereótipo de edifício público - pouco convidativo, desagradável e inseguro. Nosso cliente estava aberto a um conceito de design forte, usando uma paleta diferente de materiais.
Nós projetamos uma série de edifícios compactos e robustos, cada um respondendo a suas restrições de espaços individuais - a visibilidade da rua, acesso à praia, a conexão com as vias públicas. O conceito para cada edifício gira em torno de um saguão central 'compartilhado' ladeado por banheiros. Este espaço central é projetado para fornecer uma transparência à construção - tanto visual e física. A pele de madeira envolve cada edifício, aumentando ainda mais o nível de abertura e conectividade visual.
As paredes externas, de alvenaria, são revestidas com esta pele de madeira e têm aberturas destacadas para permitir a ventilação e iluminação natural em cada espaço e ainda assim fornecer privacidade. Janelas e clarabóias de vidro também fornecem luz difusa durante todo o dia. Cada edifício abriga um grande tanque de água de forma orgânica oferecendo conforto térmico durante todo o ano em uma área propensa à seca.
No primeiro prédio, as paredes curvas existentes foram mantidas e uma nova sala de depósito foi adicionada na parte de trás. Este edifício abriga dois banheiros e uma área para duchas protegida por um painel de madeira. O segundo edifício também abriga dois banheiros e uma cozinha com despensa e tanques em ambos os lados. Um muro de concreto oferece uma área de chuveiros públicos. Por fim, o terceiro edifício abriga também um conjunto de instalações de banheiros. Estas instalações foram concebidas para serem relativamente permeáveis, para permitir a vigilância visual ao longo do dia.
Nós escolhemos os materiais para durarem bastante e terem resistência ao vandalismo, bem como para uma boa componente textural: blocos de concreto pintados e texturizados, pisos e tetos de concreto, blocos de vidro e madeira reciclada. Cores vibrantes no teto e nas paredes pontua cada entrada dos espaços, identificando cada edifício e unificando-os.
Estes edifícios têm sido bem recebidos pelas pessoas que utilizam o parque.